O que é comer transtornado?
- Thayane Fraga
- 14 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de set. de 2019
O comer transtornado não é reconhecido como um diagnóstico de transtornos alimentares pelo Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) nem pelo Classificação Internacional de Doenças CID, mas merece atenção, pois se manifesta em uma relação não saudável com a comida, gerando sofrimento psíquico e prejuízos sociais. Geralmente está relacionado à insatisfação corporal e inclui uma série de comportamentos disfuncionais como obsessão por contagem de calorias e dietas da moda, rigidez e inflexibilidade alimentar, uso de alimentos dietéticos, além de práticas compensatórias após ter comido algum alimento ou grupo que considera "proibido", como passar longos períodos em jejum, fazer exercício físico de forma extenuante para "queimar" as calorias consumidas, usar medicamentos para controle de peso e por aí vai... Também pode estar relacionado à falta de habilidade para lidar com as emoções gerando desequilíbrio alimentar. Sentimentos como angústia, ansiedade, medo, culpa, frustração e raiva estão envolvidos nesses comportamentos e são sinais de alerta ⚠️

Conceitos como "comer limpo", assim como as dietas da moda e os padrões de beleza reforçam atitudes como essas. Daí a importância de debater esse assunto e romper esses padrões.
Todos nós merecemos uma relação tranquila com a comida e com o corpo, isso sim é saúde! ❤️
Uma boa alternativa para ter uma boa relação com a comida é respeitar os sinais de fome e saciedade, incluindo todos os grupos alimentares e estabelecer um comer regular, sem exageros, restrições e culpa. Afinal, nenhum alimento em si tem o poder de engordar ou emagrecer, esses processos estão relacionados ao estilo de vida como um todo.
Se sentir necessidade, procure ajuda de um nutricionista capacitado para isso.
Espero que gostem,
Até breve!
Comments